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Mulher Oriental em frente ao computador falando ao telefone rodeada por caixas.

Entenda a importância da experiência do produto para o seu e-commerce

A experiência do produto é toda a jornada do cliente. Ou seja, desde quando ele escolhe um produto até o seu uso. Todo relacionamento entre o consumidor e o produto é importante para a construção do crescimento de uma marca. 

Por isso, o foco da experiência do produto está ligado às percepções que o cliente tem sobre a criação do produto, e se ele atende suas demandas. 

Atualmente, os clientes buscam por uma experiência que o motive, emocionalmente, a fazer a compra. 

Nesse sentido, resolvemos  te explicar porque a experiência de um produto pode transformar o seu e-commerce

Experiência do produto X Experiência do cliente

A experiência do produto é a impressão que o cliente tem sobre um produto. Essa percepção é construída através do seu envolvimento com ele.

Já a experiência do cliente está relacionado com um conhecimento geral que o consumidor tem da empresa

Logo, essas experiências são diferentes, mas andam juntas. Pois, uma complementa a outra em busca de gerar experiências positivas ao cliente. 

A importância da experiência do produto

Quando se tem um boa experiência com um produto é possível estabelecer uma lealdade com a marca e gerar um relacionamento mais próximo com o produto. 

Mas, quando a experiência é ruim, o cliente fica frustrado e sem paciência para empresa que forneceu o produto.

Logo, a experiência de um produto tem a capacidade de orientar e educar o cliente, através de um contexto.  Ou seja, os dados do produtos não é só um argumento de compra. As imagens corretas, descrições completas, atributos precisos dos produtos são maneiras de contextualizar a interação com o cliente.  

Atualmente, o cliente não está mais preso a um produto de uma loja virtual. Agora, o cliente consegue analisar a descrição dos produto, já tem a maturidade de saber se o produto vai satisfazer sua necessidade e consegue avaliar os preços e compará-los de forma ágil. 

Portanto, as empresas precisam se transformar e gerar experiências que vão além do que o cliente espera. Em outras palavras, os valores da empresa também chegam com o produto!

Maneiras de melhorar a experiência

Você deve estar pensando nesse momento, será a experiência do produto que você oferece tem proporcionado satisfação nos seus clientes?

Ainda mais, nesse mercado digital que é só cresce e a concorrência dos e-commerces só aumentam. 

Logo, o diferencial pode estar: 

  • Nas respostas rápidas que você dá ao cliente: isso mesmo! O cliente não gosta de esperar, se ele entra em contato com seu e-commerce para tirar uma dúvida sobre o produto, seja ágil para resolver as dúvidas dele. Ou seja, alinhe sua equipe de suporte e tenha canais de comunicações que realmente funcione e atenda a demanda do cliente.
  • Nos e-mails: envie e-mails personalizados com o nome do cliente. Mostre que você realmente reconhece as condições do cliente e que ele especial para você. Faça ele se sentir único para sua empresa.
  • Na transparência do seu negócio: imprevistos podem acontecer! Mas, se algum problema aparecer seja transparente ao seu cliente e o deixa informado sobre o erro. Mas, também, ofereça algo para que essa experiência não se torne frustrante. Ou seja, um “mimo” cai bem nessas horas!

Trabalhar a experiência do produto pode ser desafiador, mas é necessário para o sucesso do seu e-commerce. 

Lembre-se que quando o produto chega ao cliente, a experiência dele ainda continua com a sua marca. 

Gostou desse conteúdo? Quer saber mais? Entre em contato conosco.

Temos várias soluções que vão te ajudar criar um contexto para seu produto. Somos pioneiros em conteúdos digitais para e-commerces!

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Head de SEO, Jornalista e Especialista em Marketing Digital
Post By Brendda Costa
Brendda.Costa