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Grupo de pessoas sentadas segurando ícones de emoticons

Descubra as sensações que levam as pessoas fazerem compras online!

A meta de toda empresa é vender e ter sucesso em seus negócios. Mas, para vender é preciso estratégias, técnicas e ações que faça com que o cliente compre e escolha sua loja. No mundo físico, temos os vendedores que nos auxiliam na escolha. Já, no mundo virtual, as compras online precisam despertar diferentes sensações no cliente para que ele consiga finalizar a compra.

O cliente quando deseja compra um produto ele já tem em mente o que ele quer e o que pode ajudar solucionar sua dor

Mas, existem outros fatores que influência sua compra, como: a qualidade do produto, o reconhecimento da marca, o diferencial que a marca oferece no produto. Assim como o atendimento e a experiência que ele passa até adquirir o produto desejado. 

Ao mesmo tempo que o cliente passa por essas sensações para escolher o produto, no mundo digital as motivações e sentimentos são diferentes. 

Por isso, vamos te apresentar essas diferenças nas emoções do consumidores e entender o novo perfil de quem realiza suas compras online e este crescimento das vendas no digital. Confira nesse post!

Sensações que oferece a loja física

Quando se compra em loja física recebemos vários estímulos para tomar a decisão de comprar. Por exemplo, se o ambiente é agradável, tem uma música animada, luzes claras que ajuda destacar mais o produto, isso tudo pode influenciar a decisão de compra. 

Contudo, um fator decisivo é o atendimento. Quando o vendedor recebe o cliente de forma mais personalizada isso proporciona um engajamento emocional com o cliente. Quando o atendimento não é bem feito, o cliente sai frustrado e o emocional alterado. Logo, no mundo físico, temos alternativas mais reais e próximas para usar com o  público-alvo.

Sensações que oferece o e-commerce

No e-commerce as sensações oferecidas são diferentes. Sabe aquele ditado “a primeira impressão é a que fica”, no mundo digital isso faz todo sentido. 

Quando se entra em uma loja online o cliente se sente motivado a comprar ao ver uma imagem atrativa, com cores que o estimule a navegar pelo site. Além disso, a organização das categorias, a descrição do produto mostrando suas características técnicas, isso tudo pode levar para o resultado final de uma compra. 

No mundo digital o consumidor quer saber o que os outros estão achando, quer comparar o custo benefício e buscar mais argumentações sobre o produto. Logo, para conseguir movimentar as sensações de necessidade do cliente online é preciso técnicas e estratégias diferenciadas para encorajá-lo a finalizar sua compra. 

Perfil de quem busca sensações nas suas compras online

Você já procurou saber qual é o perfil do consumidor do seu e-commerce? Entender quem é essa pessoa que está visitando sua página? Entender quais são as sensações que leva o comportamento dele diante da sua loja digital?

Saber essas informações, vai te ajudar a desenvolver um atendimento mais personalizado e adequado ao seu consumidor. 

Então vou te apresentar alguns perfis que você já deve ter atendido no seu comércio online. 

Negociador

Esse tipo de consumidor gosta de debater preços, fazer perguntas e procura se informar sobre o produto antes de comprar. Além disso, esse público gosta de buscar diferenciais que o produto oferece. 

Impulsivo

Esses não se interessam pelas informações como o diferencial do produto, ele só querem fazer a compra de forma mais simples e segura. Logo, não costuma olhar detalhes, se satisfazem apenas com informações da descrição do produto.

Apressado

Esse tipo de cliente quer agilidade para realizar sua compra e se tiver dúvidas, ele precisa de um suporte com rapidez para atender sua demanda. Um detalhe desse perfil é que não gosta de esperar, e gosta de ser direto.

Indeciso

Diferente de dos outros perfis, esse cliente gosta de dar muitos voltas até decidir realizar a compra. Esse perfil gosta de analisar, comparar preços, qualidade, forma de pagamento e até o prazo de entrega. Ele analisa todos os detalhes!

Maduro

Esse perfil já conhece como funciona compras online no e-commerce. Por isso, ele busca por qualidade na sua experiência do cliente.

Nervoso

O cliente nervoso é exigente e sem paciência. Quando dá algo de errado, eles costumam abrir chamados no suporte e usam outros canais para mostrar sua irritação.

Ansioso

Sabe aquele cliente que compra e quer que a entrega seja feita o mais rápido, esse é o perfil do ansioso. Esse tipo de público gosta de acompanhar o andamento do pedido, gosta de enviar mensagem ao SAC para saber por onde anda seu produto. 

Você percebeu que o perfil do consumidor que faz compras online é bem extenso.

 Mas, entenda que é muito importante saber se relacionar com esses clientes e atender de forma mais próxima, para que eles se sintam especiais.

Fatores que influenciam a decisão de compras online

Imagina comprar em uma loja virtual, no conforto de sua casa, sem precisar pegar trânsito ou filas, isso é um dos diferenciais das compras online. 

Além disso, o cliente que compra no e-commerce tem outros motivos que o levam realizar suas compras online, ele buscar por sensações e experiências. Por isso, vamos te apresentar alguns. 

1- Preço

Atualmente, o principal fator que motiva o cliente comprar no e-commerce é o valor. Nos canais digitais o preços são mais acessíveis, mesmo pagando frete. 

2- Comodidade

Outro ponto, é a vida corrida que o cliente tem. Nas compras online o cliente não precisa sair do local onde está para realizar sua compra. Logo, a comidade de fazer as compras no conforto de casa é um diferencial para quem fica nas filas de supermercado, por exemplo. 

3- Informação dos produtos

Um e-commerce com as informações completas do produto torna a experiência do cliente mais completa. Além disso, quando ele vê comentários de outros cliente em sua página, isso gera valor e credibilidade a sua marca. Logo, o conteúdo é muito importante para engajar seu site e o cliente. 

Você sabia que na ISEE fazemos a descrição de produtos e a descrição de categoria? Além disso, também fazemos otimização dessas informações para melhorar o ranqueamento da sua página?

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Head de SEO, Jornalista e Especialista em Marketing Digital
Post By Brendda Costa
Brendda.Costa