Loading...

E‑CONTENT BLOG

ACOMPANHE AS NOVIDADES POR AQUI

Sua página de produto converte? Prepare seu conteúdo para não perder mais nenhuma venda.

Disculpa, pero esta entrada está disponible sólo en Portugués De Brasil. For the sake of viewer convenience, the content is shown below in the alternative language. You may click the link to switch the active language.

Recentemente, falamos sobre o conceito de Perfect Store conjunto de técnicas que podem ser aplicadas em uma loja online, sob a ótica da experiência do consumidor. Entre seus pilares, podemos listar a funcionalidade, usabilidade, mensagem e confiança. Todos estes aspectos, trabalhados em conjunto, garantem aquele residual positivo ao final da compra (quando recomendamos a loja para um amigo, sabe?).

No e-commerce, não existe uma fórmula universal para aumentar as vendas e o sucesso de uma loja depende de muitos fatores. Entretanto, se você separou alguns minutos para ler este artigo é porque, assim como todos os gestores de e-commerce, acorda a cada dia com a missão de transformar visitantes em clientes, e esse conceito pode ajudar a melhorar seus resultados.

Analisar o desempenho da sua loja significa mergulhar em muitas métricas, mas hoje vamos nos concentrar no comportamento do shopper. Dois fatores são decisivos na tomada de decisão: preço e prazo de entrega. De acordo com a pesquisa E-commerce Radar, realizada pela Neoatlas, no primeiro semestre de 2018, 82% dos carrinhos são abandonados no Brasil. Entretanto, e se eu te falar que 3 em cada 10 consumidores abandonam a compra por falta de informação sobre o produto?

A primeira impressão é tudo. Gestores priorizam preço e detalhes logísticos e investem tempo pensando na experiência com a página inicial do site, mas esquecem completamente de planejar como oferecer a melhor explicação sobre seus produtos. É como entrar numa loja conceito maravilhosa, com lindas vitrines, e ficar rodando sem ser atendido por um vendedor capaz de solucionar todas as suas dúvidas.

Imaginou? Agora pense como 30% mais de conversão pode mudar seu negócio? Sim, acredite, este é um dos números de aumento de conversão que já vimos de clientes que passaram a utilizar boas técnicas de conteúdo na página de produto. Pensando nisso, preparamos abaixo algumas dicas que podem ajudá-lo neste assunto:

Momento 1: Conteúdo Básico

Inicialmente, temos que usar um pacote essencial com o objetivo de fazer uma venda em uma plataforma de e-commerce, com um cenário altamente competitivo. Produzir esse tipo de conteúdo depende pouco da tecnologia e mais do empenho de sua equipe em criar o melhor material para ocupar estes campos nas plataformas.

  1. Seja objetivo nos Títulos: escreva apenas aquilo que é determinante para o consumidor entender e localizar seu produto nas buscas.
  2. Padronize o Título: defina o padrão da sua categoria, marca ou loja e seja consistente. Exemplo: Tipo de Produto + Marca + Modelo + Linha + Medida.
  3. Imagem Principal em alta-resolução, maior que 1000 x 1000px em fundo branco.
  4. Imagens Secundárias que entreguem o contexto do produto (ângulos, produto em uso) e detalhes dos atributos.
  5. Descritivo curto e objetivo. Tente vender a proposta de valor do seu produto em até 300 caracteres e procure mostrar mais o benefício do que o atributo, sem esquecer das palavras-chave que podem ajudar na indexação da página.
  6. Atributos em bullet points: eles ajudam a simplificar a leitura e deixar clara a lista de diferenciais do seu produto. Coloque em ordem de importância.
  7. Especificações Técnicas: o tendão de Aquiles dos e-commerces é o grande gerador de devolução de produtos. Dedique um tempo coletando e conferindo os detalhes técnicos da mercadoria. Nesta etapa do funil, o consumidor procura informações do artigo escolhido (medida, peso, garantia, componentes ou ingredientes). Proteja-se também das obrigações legais.

Momento 2: Conteúdo Avançado

Se o seu negócio já passou do básico, é hora de pensar em outras técnicas para capturar a atenção do shopper, criando um desejo pelo produto e conseguindo com que ele dedique mais tempo e interaja com os recursos da página.

  1. Ferramenta de Zoom: importante e diria que quase obrigatório para algumas categorias de produto atualmente.
  2. Fotografia em 360º: se a sua plataforma tem este recurso, utilize-o, pois é mais uma forma de gerar engajamento e interação na página.
  3. Vídeos: o tráfego através de vídeo vem aumentando a cada dia e o Youtube já é o segundo motor de busca mais usado depois do Google. Entenda o melhor formato: Animado, Demo, Review, Tutorial, Testemunhal.
  4. Descritivos detalhados: eleva a qualidade do seu texto, abordando experiências, guias de uso, dicas e opiniões de especialistas.

Momento 3: Conteúdo Rico

É hora de dar um show ao mostrar o produto e conquistar definitivamente o consumidor. Muitas vezes, os campos da plataforma que você utiliza ainda não geram o impacto que sua marca merece. Portanto, invista em um formato que assegure ainda mais sedução e engajamento

  1. Conteúdo Especial: vai além da visão básica e avançada para criar uma experiência de compra perfeita. É a oportunidade de reunir todos os recursos indicados acima, em um espaço exclusivo, aplicado na página do produto. Sabe o vendedor físico que falamos anteriormente? Este material assume esta função, pois dá para a marca o controle e os recursos para engajar e guiar o shopper até o botão Comprar.

Agora é colocar em prática. Se tiver alguma dúvida entre em contato com nossa equipe.