Loading...

E‑CONTENT BLOG

ACOMPANHE AS NOVIDADES POR AQUI
FMCG

Como a indústria FMCG pode se beneficiar – e muito – com o e-commerce

Você já deve estar sabendo que até mesmo as grandes redes de mercados e empresas da indústria FMCG estão investindo cada vez mais em e-commerce, não é mesmo? O próprio Carrefour anunciou no início do ano, em 23 de janeiro, um plano de negócios com foco em operações digitais e omnichannel no mundo inteiro – serão € 2,8 bilhões (cerca de R$ 11 bilhões) de investimento até 2022.

A ideia é que as empresas da indústria FMCG continuem relevantes para o consumidor. O novo lifestyle exige a presença de fast-moving consumer goods no meio digital e ao mesmo tempo omnichannel.

Mas como a indústria FMCG pode se beneficiar com o e-commerce?

A dúvida pode surgir principalmente quando pensamos na indústria alimentícia e em produtos perecíveis. Mas isso não significa que seja impossível de conseguir tirar proveito do varejo digital. Muito pelo contrário!

Uma pesquisa do Google mostra que os millennials – a última geração do século XX e a primeira realmente digital – usam o conteúdo online para realizar as compras. O conteúdo dos produtos faz parte da jornada de compra para essa geração.

Seja para apenas pesquisar na internet e comprar na loja física, seja para comprar diretamente pela internet, os seus produtos precisam ser encontrados!

Conteúdo é a chave para o e-commerce de FMCG!

Pense da seguinte forma: o shopper precisa encontrar o seu produto e tudo o que diga respeito a ele de maneira prática. E existem alguns passos para isso.

Uma das escolhas mais importantes que fazemos todos os dias é em relação ao que comemos. Desejamos os produtos que vão de encontro com a nossa dieta e estilo de vida, assim como nossas necessidades de uma forma geral.

Portanto certifique-se de que o shopper encontrará todas as informações que desejar do seu produto. Isso é especialmente importante nos casos de dietas específicas, como no caso de vegetarianismo e veganismo, e alergias ou intolerâncias – como intolerância à lactose e glúten.

Além disso, com as informações completas e com o uso de palavras-chave, você otimizará a página para SEO, ganhando maior visibilidade para o seu produto – como já falamos aqui.

Com essa prática, o shopper se sentirá mais seguro a realizar a compra. Até porque, apenas copiar e colar a informação da embalagem, sem ter um cuidado maior com o conteúdo da página do seu produto, não converterão a venda.

Lembre-se sempre de que a informação completa e o conteúdo especial são capazes de impactar profundamente a experiência de compra. Principalmente quando falamos do segmento FMCG!

Utilize imagens hero!

Outro ponto que acho importante destacar é o papel das imagens hero para o e-commerce de fast-moving consumer goods.

Não pense apenas em como o seu produto será procurado e encontrado – SEO. Pense também em como ele será mostrado – imagens. Segundo a mesmo pesquisa do Google, 40% dos millennials pesquisam pelos produtos através de smartphones.

Sendo assim, a imagem do seu produto precisa ser mobile friendly. O shopper precisa conseguir visualizar e identificar o seu produto sem a necessidade de dar zoom.

Com as imagens hero, o seu produto será facilmente identificado e você ainda pode destacar as principais características dele – como quantidade da embalagem. Dá uma olhadinha nos exemplos abaixo:

imagem-hero-mucilon-arrozimagem-hero-nivea-sun

Além disso, a pesquisa do Google aponta que apenas 7% dos millennials fazem a busca pelo produto no site da marca. Em geral o shopper usa os buscadores (29%) e os sites de varejo (21%) para fazer as pesquisas do produto.

Ou seja, otimizar a página do produto e utilizar imagens de qualidade, responsivas e criativas são mais que essenciais!

Conte com a ISEE!

Aqui na ISEE RETAIL SOLUTIONS, cuidamos de todo o ciclo de vida do seu produto. Desde a coleta de informações, cadastro nas planilhas, criação de imagens hero e conteúdos especiais até à distribuição para o varejo. Preencha o formulário abaixo para entrar em contato com a gente.

Oferecemos também uma solução de gestão de informação de produto que é perfeita para qualquer segmento – inclusive para a indústria FMCG. Clique aqui para saber mais sobre o Tradesquash.

 

Atinja também Grandes
Resultados no Varejo Online


FotografiaConteúdos EspeciaisDistribuição em E-commerce
Planilhas de CadastroGestão de InformaçõesAuditoria dos Conteúdos
Redatora Web e Tradutora. Um conteúdo de qualidade é a chave para experiências relevantes no e-commerce.
Post By Camila Biasotto
Camila Biasotto