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Devolução de produto: como evitar esse pesadelo do e-commerce?

É só ouvir a expressão devolução de produto que você já começa a suar frio? Só de pensar no processo da logística reversa e no reembolso do valor da compra já bate aquele desânimo.

Mas saiba que tem como evitar esse problema! E nós vamos te explicar como logo a seguir neste artigo.

Facilite o processo de devolução de produto

Para começar, você pode pensar na devolução de produto como uma oportunidade de até mesmo fidelizar o shopper. Isso porque o próprio consumidor, em geral, não gosta de ter que devolver ou trocar um produto.

Portanto, tudo o que você fizer para facilitar o processo será um ponto a seu favor – e o shopper perceberá os esforços feitos por você para ajudá-lo. Afinal, o cliente satisfeito tende a voltar a comprar de você e ainda recomenda o seu e-commerce para outros clientes.

Seja sempre transparente com o seu cliente. Deixe uma parte no seu e-commerce reservada especialmente para uma política pública e clara de troca e devolução. Isso é importante, pois mesmo os consumidores que não vierem a pedir pela devolução de produto podem ser influenciados e impactados por essa informação.

Transmita segurança para o seu consumidor

Quanto mais seguro o cliente estiver, menores as chances da devolução. As opiniões de outros clientes podem ser de grande valia nesses casos. Então opte por deixar uma caixa com comentários de quem já comprou o seu produto.

Investigue e entenda o motivo da devolução

Você deve buscar sempre melhorar a experiência de compra dentro do seu e-commerce. No caso da devolução, é importante investigar e entender o que a motivou para que isso não ocorra novamente no futuro.

Um dos pontos que podem favorecer a devolução de produto ou a troca é a entrega. Portanto sempre confira o pedido antes de sair para entrega – não há nada mais decepcionante do que ver que o produto que você comprou veio quebrado ou errado.

Entregar os pedidos no prazo estipulado também é um fator essencial, principalmente nos casos de produtos perecíveis. Se possível, forneça um código de rastreamento!

Atente-se à descrição e conteúdo do seu produto

Este fator é tão importante que, apesar de estar dentre as causas a serem investigadas para saber o motivo da devolução, preferi deixar um tópico só para ele.

Bem, no e-commerce existe a distância física que não existe na loja real. Ou seja, o consumidor não está vendo e não pode tocar o seu produto pessoalmente. Caso ele efetue a compra, mas o produto não atenda às suas expectativas ou não é bem como ele imaginava, ele certamente irá querer devolver ou ao menos trocar.

Por isso o seu dever é diminuir essa distância. E você deve fazer isso através da descrição do seu produto e de um conteúdo especial. Vamos separar por subtópicos para facilitar:

  • Descrição de produto

É no descritivo do produto que você deve colocar absolutamente todas as informações que sejam relevantes para o seu produto. Tudo o que o shopper precisa saber tem que estar na descrição, seja tamanho, peso, cores, features… Enfim, quanto mais detalhado e específico for a descrição do produto, menores as chances de devolução de produto.

Essas informações precisam estar todas organizadas e de forma bem clara. O uso de tabelas pode ser muito útil, principalmente no segmento de moda – como já falamos aqui.

  • Imagens em alta resolução

Apresentar imagens dos produtos é mais que essencial para diminuir a distância que existe no mundo virtual. Porém não adianta colocar qualquer imagem. Quanto melhor for a imagem, maior a chance de conquistar o consumidor e evitar a devolução e a troca de produto.

Utilize imagens em alta resolução, de todos os ângulos possíveis e imagináveis e com zoom. Assim o cliente pode ver melhor os detalhes do produto e conferir até mesmo as suas dimensões, ficando mais certo da decisão de compra. Separamos um exemplo para você com imagens de um smartphone:

  • Exemplo imagensVídeos

Vale muito a pena investir em vídeos que mostrem como o seu produto funciona e como pode ser utilizado. Além de atrativo, é uma ótima maneira de deixar o shopper mais seguro da compra.

Voltando para o mercado de moda, o vídeo é um ótimo recurso para mostrar o caimento da roupa no corpo do modelo. Aqui você pode ver como o vídeo funciona.

  • Conteúdo especial

O conteúdo especial faz a vez do vendedor no seu e-commerce. É uma maneira muito mais eficaz de interagir com o consumidor e mostrar todos os detalhes do produto.

Com o conteúdo especial, você pode dar destaque para alguma particularidade que o seu produto possui e dar ênfase aos benefícios que ele traz.

O conteúdo especial deixa a experiência de compra muito mais interessante. Clique aqui para conferir o conteúdo especial que desenvolvemos para o Smartphone Samsung Galaxy J5 Pro.

Exemplo conteúdo especial

A ISEE te dá todo o auxílio que você precisa!

Aqui na ISEE RETAIL SOLUTIONS, cuidamos de toda a descrição e conteúdo do seu produto.

Realizamos a coleta dos dados e preparamos uma descrição não só extremamente detalhada, eficiente e criativa, como também otimizada para os mecanismos de busca online.

Além disso, nossa equipe especializada transforma ideias em fotografias criativas e direção de arte, explorando o produto em uso e contextualizado, com imagens reais para uso em qualquer canal – em diferentes ângulos, em 360º e até mesmo em vídeo!

Já para o conteúdo especial, desenvolvemos um formato de página em html criado para destacar os principais atributos e benefícios do seu produto, combinando todos os recursos criativos disponíveis para promover uma experiência de compra mais positiva.

Quer garantir a conversão de vendas e evitar a devolução de produto? Então clique aqui para saber mais sobre nossos serviços e preencha o formulário abaixo e entre em contato com a gente!

 

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Post By Camila Biasotto
Camila Biasotto