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10 tendências para e-commerce em 2017

O ano de 2016 foi inovador em diversos campos do e-commerce. Um dos grandes pilares foi a competição pela atenção de um público cada vez mais exigente. Aliás, os clientes em si se tornaram um grande desafio: mais complicados de serem captados, mais fáceis de perder e mais difíceis de agradar em preço e experiência de compra.

Em um mercado que deve dobrar até 2017 chegando a 25 bilhões de dólares, segundo reportagem The Next Web, avanços como a popularização do VR, push notifications e outras tecnologias tendem a criar novas formas de interatividade para este público.

Abaixo, listo algumas das tendências que considero importantes para o ano que vem.

Novas formas de pagamento

Para transferir maior sensação de confiança aos clientes, as lojas online devem passar a usar cada vez mais pagamentos alternativos de carteira eletrônica como o Google Wallet, Samsung Pay, Apple Pay, entre outros.
Estes mecanismos permitem fazer compras com maior segurança, evitando usar o número do cartão de crédito e facilitam o pagamento por meios mobile tanto para lojas virtuais quanto físicas.

Flash Sales

As ofertas com prazo de validade já não são novidade, mas devem entrar em maior crescimento em 2017, uma vez que geram resultados positivos quando partem de uma estratégia bem elaborada e estruturada,

Essa prática permite transformar períodos de baixa rentabilidade em épocas comercialmente mais atraentes para o varejo.

Omnichannel

Com a integração de todos os canais de venda, a empresa pode estar sempre presente e preparada para o momento da decisão de compra, atendendo o consumidor online em qualquer plataforma e interagindo de maneira estratégica com o seu público.

O engajamento dos canais e um tom uniforme de linguagem podem ajudar no processo e tornar a experiência de compra mais eficaz.

Interatividade

Levar experiências mais completas para os usuários pode ser também outro grande trunfo de 2017.

A L’Oreal Paris, por exemplo, criou uma aplicação que permite via site utilizar uma espécie de maquiagem virtual em fotos pessoais, aproximado o target da marca aos produtos e criando interações mais enriquecedoras.

Esta funcionalidade ganhou também um app chamado Makeup Genius, disponível para iOS e Android.

Blogs

Uma pesquisa da empresa Bright Local apontou que quase 90% dos consumidores online acreditam em reviews tanto quanto em recomendações pessoais e 7 entre 10 consumidores fariam um review sobre produto se fossem questionados sobre o assunto.

Isso diz muito sobre o conteúdo que está sendo produzido para e-commerce em 2016. Mais do que simples páginas de produto, o consumidor tem agora a expectativa de encontrar opiniões diversas para basear sua decisão de compra.

Sob demanda

Popularizada no mercado mundial pela Amazon Prime, este tipo de fidelização do cliente leva o e-commerce a um nível mais próximo da loja física, ao prometer a entrega das compras em prazos cada vez menores e otimizados para um seleto grupo de clientes, algumas dessas entregas podendo ser feitas até no mesmo dia, dependendo do pedido e do tipo de produto.

Chatbots

O atendimento online nunca foi tão inteligente. Os chatbots trouxeram vida aos FAQs de maneira eficiente por conta do uso de machine learning que entende exatamente o que o cliente quer e busca em um serviço de suporte e atendimento ao público.

Ao trabalhar esta interatividade, as marcas acabam economizando tempo e dinheiro em serviços mais prestativos com a ajuda destes robôs.

Big data

Com a ampliação dos recursos que captam informação e comportamento online dos usuários, o Big data tende a criar uma relação mais exclusiva para cada cliente, transformando a experiência de compra com indicações de produtos e promoções específicas para cada usuário.

As novas tecnologias de leitura e análise de dados para usuários da sua loja online podem ajudar o varejista a antecipar a decisão de compra, estando sempre próximo de cada cliente, com a solução ou produto que ele procura.

Mobile first

O aumento exponencial do uso do celular pelos brasileiros chegou também ao e-commerce: só na última Black Friday (25/09), cerca de 19,8% das compras foram feitas usando um celular, em comparação a 4,4% em 2013.

Portanto, ter um site responsivo ou um aplicativo dedicado a usuários mobile é uma tarefa quase que indispensável para quem pretende vender online. Facilitar as etapas de compra neste processo é também essencial para o sucesso.

Vídeo

Uma pesquisa feita pela Forrester este ano revelou que 69% dos varejos online norte-americanos consideram que vídeos devem ser ainda mais eficazes para as compras no e-commerce pelos próximos dois anos.

Além de interativos e com incrível nível de detalhes, os vídeos de produto realçam o poder de decisão de compra, além de serem quase uma parte física da experiência de compra nos clientes que, por sua vez, tem no vídeo uma maneira de enxergar seus produtos sendo utilizados no mundo real.[:en]The year 2016 was innovative in several fields of e-commerce. One of the great pillars was the competition for the attention of an increasingly demanding public. In fact, the customers themselves have become a major challenge: more complicated to capture, easier to lose and more difficult to please in price and shopping experience.

In a market that is expected to double by 2017 to $ 25 billion, according to The Next Web report, advances like the popularization of VR, push notifications and other technologies tend to create new forms of interactivity for this audience.

Here are some of the trends I think are important for next year.

New payment methods

In order to transfer a greater sense of trust to customers, online stores should increasingly use alternative wallet payments such as Google Wallet, Samsung Pay, Apple Pay, among others.
These mechanisms allow to make purchases with greater security, avoiding to use the number of the credit card and facilitate the payment by mobile means for both virtual and physical stores.

Flash Sales

Valuable offerings are no longer new, but should increase in 2017, since they generate positive results when they start from a well-designed and structured strategy.

This practice makes it possible to transform periods of low profitability into periods that are commercially more attractive to retailers.

Omnichannel

With the integration of all sales channels, the company can always be present and prepared for the moment of the purchase decision, serving the consumer online in any platform and interacting strategically with its public.

Channel engagement and a uniform language tone can help in the process and make the shopping experience more effective.

Interactivity

Bringing more complete experiences to users can also be another great asset of 2017.

L’Oreal Paris, for example, has created an application that allows via site to use a kind of virtual makeup in personal photos, approaching the target of the brand to the products and creating more enriching interactions.

This feature also won an app called Makeup Genius, available for iOS and Android.

Blogs

A survey by Bright Local found that nearly 90 percent of online consumers believe in reviews as well as personal recommendations, and 7 out of 10 consumers would do a product review if they were asked about it.
That says a lot about the content being produced for e-commerce in 2016. More than simple product pages, the consumer now expects to find diverse opinions to base their buying decision.

On demand

Popularized in the world market by Amazon Prime, this type of customer loyalty takes e-commerce closer to the physical store by promising the delivery of purchases in ever smaller and optimized terms for a select group of customers, some of these Deliveries can be made up to the same day, depending on the order and the type of product.

Chatbots

Online customer service has never been so smart. The chatbots have brought the FAQs to life in an efficient way because of the use of machine learning that understands exactly what the customer wants and seeks a service of support and service to the public.

By working on this interactivity, brands end up saving time and money on more helpful services with the help of these robots.

Big data

With the expansion of features that capture users’ online information and behavior, Big Data tends to create a more exclusive relationship for each customer, transforming the shopping experience with product leads and promotions specific to each user.

New data reading and analytics technologies for users of your online store can help the retailer anticipate the purchase decision by being close to each customer with the solution or product they are looking for.

Mobile first

The exponential increase in the use of mobile phones by Brazilians also reached the e-commerce: only on the last Black Friday (25/09), about 19.8% of purchases were made using a mobile phone, compared to 4.4% in 2013.

So having a responsive website or an application dedicated to mobile users is an almost indispensable task for anyone looking to sell online. Facilitating the buying steps in this process is also essential for success.

Video

A survey by Forrester this year revealed that 69% of online retailers in the United States believe videos should be even more effective for e-commerce shopping for the next two years.

In addition to being interactive and with incredible detail, product videos enhance purchasing decision-making, and are almost a physical part of the customer shopping experience, which in turn has a way of seeing your products in the video Being used in the real world.
[:es]El año 2016 fue innovador en varios campos del comercio electrónico. Uno de los grandes pilares fue la competencia por la atención de un público cada vez más exigente. De hecho, los propios clientes se han convertido en un reto importante: más complicado de capturar, más fácil de perder y más difícil de satisfacer en precio y experiencia de compra.

En un mercado que se espera que se doble para 2017 a $ 25 mil millones de dólares, según el informe The Next Web, avances como la popularización de VR, notificaciones push y otras tecnologías tienden a crear nuevas formas de interactividad para este público.

Abajo, estas son algunas de las tendencias que creo que son importantes para el próximo año.

Nuevos métodos de pago

Para transferir un mayor sentido de confianza a los clientes, las tiendas en línea deben usar cada vez más pagos de cartera alternativos como Google Wallet, Samsung Pay, Apple Pay, entre otros.

Estos mecanismos permiten realizar compras con mayor seguridad, evitando utilizar el número de la tarjeta de crédito y facilitar el pago por medios móviles tanto para tiendas virtuales como físicas.

Flash Sales

Las ofertas valiosas ya no son nuevas, sino que deberían aumentar en 2017, ya que generan resultados positivos cuando parten de una estrategia bien diseñada y estructurada,

Esta práctica permite transformar períodos de baja rentabilidad en períodos comercialmente más atractivos para los minoristas.

Omnichannel

Con la integración de todos los canales de ventas, la empresa siempre puede estar presente y preparada para el momento de la decisión de compra, servir al consumidor en línea en cualquier plataforma e interactuar estratégicamente con su público.

El compromiso del canal y un tono de lenguaje uniforme pueden ayudar en el proceso y hacer que la experiencia de compra sea más efectiva.

Interactividad

Traer experiencias más completas a los usuarios también puede ser otro gran activo de 2017.

L’Oreal Paris, por ejemplo, ha creado una aplicación que permite a través del sitio utilizar un tipo de maquillaje virtual en fotos personales, acercando el objetivo de la marca a los productos y creando interacciones más enriquecedoras.

Esta característica también ganó una aplicación llamada Makeup Genius, disponible para iOS y Android.

Blogs

Una encuesta de Bright Local encontró que casi el 90 por ciento de los consumidores online creen en reviews, así como las recomendaciones personales, y 7 de cada 10 consumidores haría una revisión del producto si se les preguntó acerca de ello.

Eso dice mucho sobre el contenido que se produce para el comercio electrónico en 2016. Más que simples páginas de productos, el consumidor ahora espera encontrar diversas opiniones para basar su decisión de compra.

Bajo demanda

Popularizado en el mercado mundial por Amazon Prime, este tipo de lealtad del cliente lleva al comercio electrónico más cerca de la tienda física prometiendo la entrega de compras en términos cada vez más pequeños y optimizados para un grupo selecto de clientes, algunas de estas entregas pueden ser hechas hasta en el mismo día, dependiendo del pedido y del tipo de producto.

Chatbots

El servicio al cliente en línea nunca ha sido tan inteligente. Los chatbots han llevado a las Preguntas Frecuentes a la vida de una manera eficiente debido al uso de la máquina de aprendizaje que entiende exactamente lo que el cliente quiere y busca un servicio de apoyo y servicio al público.

Al trabajar en esta interactividad, las marcas acaban ahorrando tiempo y dinero en servicios más útiles con la ayuda de estos robots.

Big data

Con la expansión de las funciones que capturan la información y el comportamiento en línea de los usuarios, Big Data tiende a crear una relación más exclusiva para cada cliente, transformando la experiencia de compra con ofertas de productos y promociones específicas para cada usuario.

Las nuevas tecnologías de lectura y análisis de datos para los usuarios de su tienda en línea pueden ayudar al minorista a anticipar la decisión de compra al estar cerca de cada cliente con la solución o el producto que están buscando.

Mobile first

El aumento exponencial en el uso de teléfonos móviles por parte de los brasileños también llegó al comercio electrónico: sólo en el último Black Friday (25/09), cerca del 19,8% de las compras se realizaron con un teléfono móvil, frente al 4,4% de 2013.

Video

Una encuesta de Forrester de este año reveló que el 69% de los minoristas en línea en los Estados Unidos creen que los videos deben ser aún más eficaces para las compras de comercio electrónico durante los próximos dos años.

Además de ser interactivos y con detalles increíbles, los videos de los productos aumentan la toma de decisiones de compra, y son casi una parte física de la experiencia de compra del cliente, que a su vez tiene una manera de ver sus productos en el video que se utiliza en el mundo real.

Así que tener un sitio web sensible o una aplicación dedicada a usuarios móviles es una tarea casi indispensable para cualquiera que quiera vender en línea. Facilitar los pasos de compra en este proceso también es esencial para el éxito.

 

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